menu

Muda de paradigma!

Artigos e Notícias
Num artigo recente abordei a definição de "problema" de acordo com a Toyota. Problema é entendido como um desvio entre o desempenho actual e o padrão. O artigo desta semana aborda um novo paradigma, um novo modo de olhar para o conceito de "muda".

Muda (termo em Japonês) significa desperdício, sendo este percebido como qualquer actividade que não acrescenta valor mas sim custo e tempo. De um modo simples, muda é aquilo que cobramos (indevidamente) ao Cliente e que este não está disposto a pagar. De acordo com o actual paradigma, o conceito de muda tem associado a si uma carga negativa. A propósito, um paradigma refere-se à forma como interpretamos o mundo (não necessariamente como ele é). Paradigmas incorrectos levam-nos a tomar decisões erradas e a queimar cientistas.

Tal como aconteceu no anterior artigo, neste proponho uma nova forma de olhar para o muda... um novo paradigma. E se em vez de interpretarmos o muda como algo negativo o considerar-mos como uma oportunidade? bem, para isso teríamos de alterar a equação... e é isso mesmo que agora se propõe:

Muda = Estado Ideal - Estado Actual


A imagem que se segue apresenta a definição de alguns dos conceitos associados a este novo paradigma, esta nova equação para medir o muda.

Não entenda o "estado ideal" como o próximo estado futuro (to-be) o qual resulta da evolução do "estado actual" (as-is, current state). O "estado ideal" representa o objectivo final (a meta) da Organização e, além da filosofia lean thinking, incorpora ideias da Teoria das Restrições (ie, "make money now and in the future").

Esta nova interpretação muda tudo, concorda? O muda já não aquela coisa má mas sim um desafio, uma oportunidade para nos aproximarmos do "estado ideal" (a capacidade para satisfazer o Cliente ao mesmo tempo que fazemos dinheiro hoje e no futuro). Mais, este paradigma propõe-nos a definição concreta do "estado ideal", não uma ideia vaga ou uma quimera. Num próximo artigo abordarei a definição do "estado ideal", algo mais concreto do que a definição apresentada na figura anterior, algo que se possa medir...

Quer saber mais sobre Lean Management, seus métodos e ferramentas, aplicação e desenvolvimento de pessoas lean? Considere a Pós-graduação em Lean Management (XXI Edição a partir de 27 de Outubro, no Porto e também em e-learning).

Votos de umas boas Férias!

João Paulo Pinto
29 Jul, 2017
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt