menu

SHISA KANKO

Artigos e Notícias
Acho que descobri a cura para uma das minhas falhas de software. Com muita frequência quando saio de casa ou estaciono o carro tenho de voltar atrás para verificar se fechei a porta ou se trago tudo comigo. Isto acontece-me com frequência e fico “doente”. Sempre me custou muito aceitar este tipo de falha.

Qual foi então a solução encontrada para a minha deficiência? Shisa Kanko. Não, não é uma bebida alcoólica japonesa (se fosse, acho que iria agravar o problema). Shisa Kanko é um termo japonês que significa “aponta e fala”. Há mais de uma semana que o estou a aplicar. Quando saio de casa aponto para os objectos que tenho de levar comigo e repito os nomes dos mesmos: “chave do carro”, “carteira”, “chave de casa”, “telemóvel”, “mochila”, etc. Os resultados estão à vista: reduzi em muito as perdas de tempo e as chatices…

O conceito Shisa Kanko surgiu no Japão no início do século passado. Inicialmente aplicado pelos maquinistas de comboios, hoje é amplamente usado na indústria japonesa. O manual de maquinistas dos caminhos de ferro do Japão de 1913 faz referência ao Shisa Kanko pela primeira vez. Saiba mais aqui. Não deixe de visualizar este filme. Imagino que muitos ao lerem este artigo e verem os filmes sobre o Shisa Kanko vão achar que isto é uma tolice, onde é que já se viu falar alto sozinho?!!! Pois bem, convido os cépticos a consultar a estatísticas de acidentes no Japão e a comparar com as de Portugal.

O princípio é simples: apontando e falando (em alta voz) ajuda a focalizar e a manter a atenção. Deste modo, Shisa Kanko é um processo de verificação de uma dada acção acabava de realizar, ou seja, apontar para algo e dizer o que aconteceu. Isto pode ser um indicador visual acompanhado com a descrição verbal.

A prática do Shisa Kanko pode reduzir até 85% os erros. As acções físicas (apontar) e audíveis garantem que uma acção importante não é omitida ou esquecida. Isto é também uma indicação para os colegas e outras pessoas nos postos de trabalho que algo foi concluído ou indicador do status de uma dada operação.

Esta técnica pode ser aplicada a muitas áreas de actividade: higiene e segurança no trabalho, gestão da qualidade e operações de serviço e/ou industriais. No domínio da segurança, o Shisa Kanko usado em combinação com as técnicas LoTo poderá contribuir para a redução de muitos acidentes.

Tal como acontece com as check-lists, a ausência do Shisa Kanko não resultará sempre em erros. Contudo a sua presença será sempre uma ajuda para a prevenção de erros.

São métodos e ferramentas simples como estes que iremos abordar na XXI Edição da PG Lean Management (Porto: 27 de Outubro e na modalidade e/b-learning: 27 de Novembro).


Saudações lean,

João Paulo Pinto
19 Jul, 2017
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt