menu

ID&I

ID + Inovação

A CLT acredita que o conhecimento é a base da geração de riqueza nas sociedades avançadas e a investigação e o desenvolvimento um dos pilares da criação desse conhecimento. É através da inovação que se criam os meios de transformar esse conhecimento em desenvolvimento económico, gerador de riqueza e de bem estar.

A CLT Services estruturou o seu sistema de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID+I) de acordo com o referencial normativo proposto pela NP 4457:2007 (requisitos do sistema de gestão da ID+I), e traçou os seus objectivos de inovação.

A NP 4457 baseia-se num modelo de inovação, suportado por interfaces entre o conhecimento científico e tecnológico, o conhecimento sobre a organização e o seu funcionamento, e a sociedade em geral. O conceito de inovação subjacente a esta norma decorre do facto desta ser um elemento gerador de riqueza e de valor, cujo impacto e utilidade se traduz em benefícios para a organização e demais stakeholders.

Áreas de Intervenção ID+I

Para o período 2016-2020, a CLT identificou as seguintes áreas de ID+I:

Lean Services
Desenvolvimento e aplicação de soluções lean para o sector dos Serviços. Os serviços criam novos desafios à aplicabilidade da filosofia lean. Os processos de criação de valor são totalmente diferentes daqueles identificados nos processos industriais. Simplesmente transferir as ferramentas e os métodos lean manufacturing não nos parece ser a abordagem mais correcta. É pois necessário investir neste domínio criando novas soluções lean.

Lean Healthcare
O Sector dos Serviços de saúde, despertou para a necessidade de se organizar e adoptar práticas de liderança e de gestão adequadas aos desafios que têm pela frente. Os desperdícios que por norma se encontram neste sector são alarmantes, e o grande desafio está na conversão de toda essa gordura em "músculo";

Lean Supply Chain Management
A adopção dos princípios da gestão da cadeia de fornecimento abre novas janelas de oportunidades para as empresas criarem riqueza enquanto eliminam ineficiências e criam valor para os seus clientes finais. O alargamento das tradicionais fronteiras do SCM de forma a incluir as modernas exigências de protecção ambiental torna os desafios ainda maiores; Que lições e vantagens retirar de conceitos como Keiretsu, Relações win-win e Collaborative Networking?

Lean People Leadership
Pessoas e mais pessoas. Como liderar pessoas num ambiente lean? Até que ponto os modelos tradicionais de “gestão de recursos humanos” se enquadra com este novo paradigma de gestão? Que poderemos aprender com empresas como a Toyota ou a Google? Os modelos Kata, Harada e Lean Coaching serão certamente parte da resposta...

ToC (Teoria das Restrições) Lean Six Sigma

A integragração destas abordagens de melhoria permitirão criar novas soluções para as empresas. A ToC através da focalização nos objectivos da empresa, o pensamento magro através da criação de valor e o six sigma através da eliminação das variações dos processos.


Se alguma destas áreas de ID+I lhe parece ser interessante e está prestes a iniciar um percurso/carreira de ID+I, poderemos ajuda-lo neste percurso (ex. dissertação de Mestrado, tese de Doutoramento ou projecto de Pós-Doc) não deixe de se juntar à comunidade lean! As grandes conquistas conseguem-se com a contribuição comprometida de muitas pessoas e não com os grandes esforços de uma só pessoa.

Os resultados dos esforços de ID+I na CLT traduzem-se em modelos de referência, novas soluções lean, novos métodos e ferramentas, roadmaps de implementação, artigos e comunicações e na publicação de livros.

A CLT mantém desde 2009 uma forte presença no Slideshare, local onde partilhamos uma grande parte dos nossos trabalhos.

Marcas Registadas

Value Based Thinking, Lean Centred Maintenance, Lean People Leadership, Lean Operations Management System, Lean Coaching, Going Lean, Energy Leader, 24 Horas Lean, Lean Sensei.


Informações
Tel: 936 000 075
Email: research@cltservices.net
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt