menu

Caminhos Lean: gestão por processos e aprender a pensar

Não fomos formatados para pensar. Desde cedo, somos ensinados a decorar, a cumprir, a executar e muito pouco a pensar. Fazemos porque nos dizem ou porque sempre foi feito assim.

Numa tarde de preparação para um teste de Estudo do Meio (3º ano) com a minha filha do meio, e já quase em fase de desespero mútuo porque ela não gostava da matéria, não conseguia decorar nem sequer queria estar ali sentada, decidimos "respirar" e repensar a estratégia: onde queremos chegar? de onde partimos e o que é necessário fazer? Nada mais. Sem extras nem complicações.

Uma boa gestão por processos não é mais que identificar a actividade - qualquer que ela seja - o que entra (inputs) e o que sai (outputs). Organizamo-nos, reduzimos desperdício, baixamos custos e obtemos melhores resultados. Não há nada mais lean que isto...

Simplifica tudo, desde a escola até à vida profissional, sem esquecer a vida pessoal. As compras de supermercado não serão muito mais eficazes se já soubermos o que vamos cozinhar, comprando desta forma só os ingredientes necessários? Os jogos de futebol... temos mesmo que subscrever um mês inteiro de Sport TV com todos os jogos da primeira liga portuguesa, espanhola, inglesa, turca, etc. ou não deveríamos poder identificar apenas o clube do nosso interesse e pagar os únicos 3 jogos do mês que realmente interessam?

Em suma, pensar antes de executar: isto é necessário? O que preciso para o que vou fazer e o que vai sair dali? Garanto-vos, a vida melhora substancialmente a partir do momento em que percebemos isto. E se ainda não chegaram à fase de reduzir custos, no mínimo vai evitar irritações em tardes de estudo do meio de 3º ano!

 
Ana Canais Medina
Quality & Environmental Management | Lean Enthusiast | Processes Improvement
Formanda da Pós-graduação Lean Management, XVIII Edição, b-learning
09 Jun, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt