menu

Criatividade - o motor da melhoria contínua

O ponto de partida para este artigo é uma frase de Alberto Manguel "O que queremos saber é o que conseguimos imaginar, são os dois lados da mesma página mágica", autor do livro "Uma história da curiosidade" (2015).

O querer saber mais sobre algo (seja ele um desafio ou a causa de um problema), bem como a capacidade de perguntar porquê, até que esteja satisfeita a necessidade de conhecimento, alimenta a nossa curiosidade e espicaça a imaginação. Esta, a curiosidade, é o alimento da vida e numa perspetiva lean é o motor da melhoria contínua.

Quem não se recorda de ser criança e de constantemente sentir em si uma enorme força para saber o porquê das coisas? Nessa altura não havia em nós o receio de ser considerado "ridículo" ou "desapropriado" fazer tanta pergunta. Chegamos a adultos com medo de expor a nossa ignorância ou as dúvidas enquanto que as crianças, essas, estão é interessadas nas respostas! Focadas em alimentar a sua curiosidade, alimento da vida.

O atual paradigma de ensino não fomenta a curiosidade e o livre exercício da imaginação. As escolas ensinam a perguntar "quanto custa?" e "quanto tempo demora?" em vez de "porquê?”. Numa perspectiva empresarial, não há nada a fazer quanto ao sistema de ensino. Compete-nos a nós, nas empresas, desafiar as nossas pessoas a perguntar "porquê" sem receios nem penalizações.

A curiosidade e a capacidade de imaginar hão-de ajudar as empresas a renovar o seu portefólio de produtos e/ou serviços, a resolver os seus problemas e a continuamente melhorar o seu desempenho. Em vez de humilhar quem questiona, devemos sim fomentar e apoiar quem se liberta das amarras e dos paradigmas limitadores.

De novo me dou conta quanto importantes são as ferramentas lean, tais como os 5W (perguntar cinco vezes porquê, why?) e a fórmula 5W2H (what, why, where, when, who, how, how much?). Ferramentas muito simples, mas poderosas, que ajudam a identificar as causas-raiz dos problemas e a partir daí desenhar a solução para os mesmos. Ferramentas que por serem tão simples não lhes dedicamos a necessária atenção, adoptando abordagens informais na implementação e poucas vezes extraímos delas o seu potencial.

Estas e outras ferramentas são tema de aplicação da PG Lean Management (presencial, e-learning e b-learning).
 

João Paulo Pinto (https://www.linkedin.com/today/author/0_36zCMGZ-kbCITtJtIm8hVJ?trk=prof-sm)
03 Mar, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt