menu

Formação à distância – Será que é para mim?

As transformações do mercado de trabalho têm, cada vez mais, contribuído para uma maior importância da formação e atualização constante de conhecimentos como forma de reconhecimento profissional, evolução na carreira, eficiência e, consequentemente mais resultados para a empresa.
Neste contexto a formação à distância assume um papel cada vez maior no ensino e formação, por vários motivos: horários de trabalho que não se adequam aos horários mais rígidos da formação presencial; afastamento de centros urbanos com oferta formativa de uma área específica; a emigração e eventualmente a dificuldade em fazer formação dada na língua desse país; e, por último, o avanço tecnológico das telecomunicações, o que nos permite ter maior facilidade de acesso a serviços de internet com qualidade em qualquer lugar. 

A formação à distância, disponibilizada pela CLT Services, pode ser realizada através de: 

Sessões tutoriais síncronas (aulas on-line)
As sessões on-line decorrem na plataforma WebEx®, de forma muito semelhante a uma sessão presencial, pois permite o contacto audiovisual entre formandos e formador. A plataforma permite a visualização dos diapositivos de suporte, a partilha interativa de documentos, trabalhos e a interação entre o formador e a turma, bem como entre colegas, simultaneamente, e em tempo real. Esta plataforma é de acesso totalmente gratuito para os formandos.  Por norma, as sessões on-line decorrem em horário pós-laboral, com duração de uma hora. São os momentos privilegiados de contacto e partilha de conhecimento e experiências, bem como para colocação de questões e esclarecimento de dúvidas.

Formação assíncrona
A formação assíncrona compreende a disponibilização das aulas, vídeos, documentos e outros recursos (como instruções para exercícios, trabalhos) na plataforma Moodle da CLT Services ou no site de suporte relativo ao curso em questão.
Os recursos encontram-se disponíveis 24 horas por dia. O formando pode aceder a qualquer hora e em qualquer lugar, dispondo de ligação à Internet.
A formação assíncrona pode também compreender a participação em fóruns on-line, com temas para debate, partilha de dúvidas, opiniões e experiências.

Formação b-learning
A formação b-learning (blended = misto) combina a formação e-learning (síncrona e assíncrona) com formação presencial. Os cursos na modalidade b-learning terão sessões tutoriais on-line e sessões presenciais.

A CLT Services tem como objetivo aproximar-se, tanto quanto possível, dos e-formandos. Por isso, privilegiamos o contacto telefónico ou via Skype, o envio de materiais de apoio à formação por correio normal, assim como o certificado de formação em papel.

Desta forma, destacamos algumas das vantagens que consideramos haver na formação à distância:
  • Pode ser frequentada a partir de qualquer lugar, sendo apenas necessário computador com ligação à internet e sistema de som (microfone, colunas ou head-set);
  • Substancial economia de custos devido à eliminação das despesas de deslocação;
  • Aprendizagem colaborativa, proporcionada pelas aulas tutoriais e pelos fóruns (no caso da formação assíncrona), que possibilitam a interatividade e partilha de experiências entre os formandos e formadores;
  • Acesso just-in-time à informação, através da plataforma de suporte;
  • A formação à distância pode fomentar um raciocínio mais crítico do que aulas presenciais em grupos maiores, pois permite o tipo de interação que ocorre mais facilmente em pequenos grupos.

Depois de concluídas as formações, alguns dos nossos formandos deixaram a sua opinião sobre como é fazer formação na modalidade e/b-learning:
"Atualmente, encontro-me a trabalhar em Nova Deli (Índia) e fiz a pós-graduação Lean por e-learning. Sobre o curso em si, posso dizer que foi uma mais-valia para mim. Quando comecei estava à procura de emprego e estar a estudar esta área abriu-me portas, já que a empresa multinacional onde estou agora estava à procura de alguém com conhecimentos Lean (e disponibilidade para viajar, por isso estou na Índia!). Não tem sido fácil trazer a filosofia Lean para uma cultura completamente diferente, mas como é objetivo da casa-mãe, tem sido um desafio muito enriquecedor, pleno de aventuras, mas também de alguns sucessos e, como aprendi na pós-graduação, alguns "quick-wins".
Sobre a modalidade e-learning, gostei muito, a plataforma permite falar com colegas e formadores e, quando me inscrevi ainda estava em Portugal, mas só teria sido possível continuar depois de viajar para aqui nesta modalidade. A única diferença é mesmo não estarmos juntos fisicamente, mas o contacto e a troca de experiências foi igualmente enriquecedora."
Emanuel Sousa, Eng.
Diretor de Operações

"A minha passagem pela CLT Valuebased Services coincidiu com uma fase complicada da minha vida. A empresa onde tinha trabalhado durante 14 anos tinha feito a sua deslocação para a China e deparei-me com uma situação de desempenho e a caminho dos 40’s. Fazer a PG em Lean Management na modalidade b-learning permitiu-me ganhar novas ferramentas e novas competências que em muito contribuíram para conquistar a posição que hoje detenho como coordenadora de projetos de melhoria contínua numa grande multinacional.
Além dos conteúdos programáticos da PG Lean Management, destaco a competência e a disponibilidade dos formadores e da CLT em geral. Quando iniciei a PG em Lean Management ainda me encontrava em Portugal e o facto de ter mudado para a Inglaterra e depois para a Alemanha não me impediu de continuar a PG porque me foi facilitada a passagem para a modalidade e-learning. Hoje em dia as exigências da minha função, levam-me a ter contacto com novas metodologias e por essa razão vou em breve iniciar a formação em Six Sigma."
Cláudia Silva, Eng
Responsável de Melhoria Contínua (Wrigley, Alemanha)

"Como profissional na área de sistemas de gestão, vemo-nos confrontados diariamente com a necessidade de melhorar o desempenho das organizações. Há muitas ferramentas disponíveis, sendo que a ferramenta “lean” se revela uma das mais poderosas para promover a melhoria. O Mini MBA Lean Services Management da CLT ajudou-me a consolidar alguns conceitos que andavam dispersos e foi uma notável fonte de informação, sobre temas ligados à melhoria do desempenho. A forma como está estruturado o curso, permite estudar quando tivermos disponibilidade e conduz a que o curso seja concretizado sem grande perturbação na nossa vida profissional. Parabéns à CLT."
Brandão Guerreiro Brangue
Engenharia Consultoria e Formação, Lda

Disciplina e envolvimento proativo são dois dos mais importantes requisitos dos formandos nesta modalidade. A equipa pedagógica da CLT Services é constituída por formadores experientes na modalidade de formação à distância e que estão disponíveis para prestar toda orientação e esclarecimento de dúvidas.
A colaboração entre formador e formando e entre os próprios formandos permite desenvolver uma comunidade de aprendizagem onde estes podem trabalhar e socializar, tal como o fariam numa formação presencial.
O processo de aprendizagem através de e-learning é uma das áreas de maior crescimento, com negócios e empresas de todas as dimensões beneficiando da flexibilidade e eficiência sem paralelo da formação on-line. Com formação móvel e iniciativas continuadas de estudo on-line, qualquer pessoa pode realizar uma significativa economia de custos, enquanto mantém a sua atividade profissional e pessoal, em qualquer parte do planeta.

Tem dúvidas em relação à modalidade e/blearning ou sobre o uso da plataforma WebEx?
Se desejar, teremos todo o gosto em agendar consigo uma sessão tutorial de teste. 

Mais informações podem ser obtidas através:
geral@cltservices.net | mgt@cltservices.net
936 000 075 / 88
223 277 835
25 Abr, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt