menu

Gemba Walk

Finding value in everyday experiences

Tradicionalmente, os membros da administração, direção e restantes elementos de chefia passam grande parte do seu dia “presos” em reuniões que parecem não ter fim, reuniões onde tudo se discute e pouco ou nada se resolve.

O seguimento e controlo de indicadores é uma parte integrante para qualquer cargo de gestão, porém, apesar da sua relevância para o seguimento de objetivos e definição de uma visão a longo prazo, acabam apenas revelar uma parte da realidade, uma vez que escondem problemas e não refletem de forma completa o que se passa na organização.

Genchi Genbutsu (Japonês para vá e veja por si mesmo), aplicado pela primeira vez no Japão, é um dos mais poderosos princípios de pensamento lean e um dos principais alicerces do famoso Toyota Production System. Este conceito implica visitas regulares ao Gemba (Japonês para local onde a ação acontece), onde a verdadeira criação de valor e desperdícios ocorrem nas organizações.

Algumas questões para refletir:
  • As ações e metas definidas são fundamentadas na realidade atual da organização ou refletem apenas as capacidades ideais da mesma?
  • Quanto tempo passa lado-a-lado com as suas equipas ajudando-as a efetivamente resolverem os seus problemas?
  • As críticas e chamadas de atenção contribuem para melhorar a produtividade e moral dos colaboradores?

Baseados em números, pressionamos as pessoas para alcançarem mais e melhores resultados, torna-se contudo essencial não nos esquecermos de lhes dar o apoio e as ferramentas que necessitam. Quando tal não acontece, ocorre um distanciamento que mais cedo ou mais tarde se traduzirá em falta de motivação ou que em casos mais sérios, se transformará numa total indiferença por parte dos colaboradores em atingirem as metas propostas.

A aplicação do gemba walk revela muitas surpresas, por vezes achamos que conhecemos um processo ao pormenor, todavia, ao dedicarmos algum tempo no “chão de fábrica” percebemos o enorme distanciamento que existe entre os procedimentos documentados e os que são, na realidade, praticados.

Destinar tempo ao gemba walk assistindo às operações na primeira pessoa é o primeiro passo para iniciar a mudança que o levará à excelência operacional que ambiciona. Adicionalmente, a sua presença transmite à restante equipa a ideia de que se importa e se encontra disponível para, em conjunto, vencer as contrariedades que possam surgir.

Aqui começa a jornada lean, focada no combate ao desperdício, controlo de variação e criação de valor.

“Go See, Ask Why, Show Respect”
Fujio Cho
 

Contactos:
consulting@cltservices.net
936 000 079/88 | 223 277 835
02 Mar, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt