menu

Kai-ryo, também é melhoria!

Kai quê?

Kai-zen é melhoria contínua, algo que se faz todos os dias, faz parte, não é algo que ocupe tempo no calendário. Faz-se aqui, em casa e no trabalho. Demora tempo e nunca termina (tem como limite o céu).

Agora, assuma que não está satisfeito com o estado atual do seu processo/operações. Está a demorar muito tempo até que os resultados aconteçam e está pressionado pela gestão de topo e/ou pelo mercado… Em modo kai-zen vai demorar tempo (e pode ser tarde demais)…

Se o seu orçamento o permitir pode optar pelo modo Kai-ryo (ie, melhoria tecnológica de larga escala). Kai-ryo não é uma mudança radical (a isso chama-se kai-kaku), é sim uma atualização tecnológica ou um upgrade no seu processo.

Qual o melhor dos kais?

Já falamos em três tipos de mudança (kai) e não posso afirmar que um é melhor que os outros. São simplesmente diferentes. Em muitas situações complementam-se. Também não consigo dizer por qual começar. O estado atual (as-is) do seu processo, os objetivos da sua empresa e os seus meios ditarão qual a sequência de aplicação.

Se optar pelo kai-ryo tenha a carteira (dinheiro) ao lado pois vai precisar dela. Se optar pelo kai-zen terá de ser paciente e usar o cérebro (pessoas) e se tiver de optar pelo kai-kaku esteja seguro e firme nas decisões porque as mesmas tendem a ser irreversíveis (mudanças bruscas).
 
Quer saber mais?

PG Lean Management aborda com detalhe a melhoria contínua e as ferramentas e as soluções lean six sigma.
 

João Paulo Pinto (https://www.linkedin.com/today/author/0_36zCMGZ-kbCITtJtIm8hVJ?trk=prof-sm)
13 Out, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt