menu

Lean Maintenance

A aplicação do Lean Management à gestão da Manutenção requer um conhecimento prévio da atividade de Manutenção numa empresa. 

Como sabemos, a Manutenção é um prestador de serviços à função Operações e a sua atividade, muito sujeita a imprevistos, nem sempre é valorizada nas empresas. Contudo, é possível relacionar o contributo da Manutenção à Qualidade, ao Custo e ao impacto Ambiental das empresas.

A adoção de ferramentas e boas práticas lean pela gestão da Manutenção irá colocá-la num patamar superior libertando-a da tradicional imagem de função desorganizada, reativa e um centro gerador de custos. A Manutenção Lean é proativa, focalizada no valor e um parceiro das Operações na criação de valor para todos os stakeholders da empresa.

A Manutenção Lean não "apaga fogos", evita avarias, eleva os padrões de desempenho dos equipamentos e potencia a participação das suas pessoas na criação de equipamentos e sistemas de manutenção zero. Através dos contributos da TPM (Total Produtive Maintenance), todos na organização passam a estar envolvidos na manutenção das condições normais de funcionamento dos seus equipamentos, evitando a degradação dos mesmos e melhorando a produtividade dos processos. A Lean Maintenance também recorre às modernas práticas de manutenção centrada na fiabilidade (ex. RCM - reliability centred maintenance) para reforçar a sua componente técnica e assim melhorar aspetos com a manutibilidade, a disponibilidade e o desempenho dos equipamentos, algo que traduz num maior OEE (Overall Equipment Efficiency).

Lean Maintenance está aí, à espera de ser descoberta e implementada. Por esta razão a CLT Services em 2013 publicou a primeira obra neste domínio e desde 2014 que estamos a realizar a Pós-graduação em Lean Maintenance (saiba mais aqui).
 
Pense lean, seja ágil.

João Paulo Pinto (https://www.linkedin.com/pulse/lean-maintenance-joao-paulo-pinto)
02 Mar, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt