menu

Mudança interior: o primeiro passo

Quando a amargura e as frustração começam a tomar conta da nossa vida e nada parece preencher o vazio, ou quando sentimos que fazemos mais o que devemos do que aquilo que realmente queremos, está na altura de parar e analisar a necessidade de mudança.

Na maior parte das vezes, adiamos a mudança, não tanto pela incapacidade de mudar, mas pela falta de motivação suficiente para o fazer. Pense numa situação na qual tem vindo a adiar uma mudança. É mesmo impossível mudar? Não há mesmo nada que possa fazer para mudar?

Quando reconhecer que a mudança começa dentro de si, que tem a responsabilidade pelas suas escolhas, começa a transformação interior que vai conduzir à mudança exterior. Muitas vezes, este processo é inconsciente, mas todos passamos por ele quando mudamos algo nas nossas vidas. Quando se tenta mudar as circunstâncias exteriores sem que a mudança interior tenha acontecido, surge a sensação de esforço, de que se está a fazer algo errado ou o medo do arrependimento e da culpa. Pelo contrário, quando a mudança interior antecede a mudança exterior, esta última parece mais fácil e faz todo o sentido. Sentimos o alinhamento entre os nossos desejos e as nossas acções, e a mudança acontece naturalmente e sem esforço. É um caminho feliz.

A mudança interior é o primeiro passo. Iniciar uma busca pela sua essência e verdade pessoal, implica vencer medos, enfrentar a sua própria sombra e, por vezes o mais difícil, tomar consciência do seu poder interior, da responsabilidade pelas escolhas pessoais e assumir o comando da sua própria vida.

É preciso ganhar coragem para tomar consciência deste poder e reconhecer que a mudança começa dentro de si. Agora pare e pense (e escreva!):
  • Qual é a versão mais elevada de si próprio(a)?
  • Que mudanças teria de fazer na sua vida, para libertar todo o seu potencial?
  • O que está a impedir/dificultar a mudança?
  • Como pode ultrapassar os obstáculos?
  • Que pessoa será, depois da mudança?
  • Qual o primeiro passo a dar?

Esta tomada de consciência é essencial para que os seus sonhos possam ser honrados e realizados e assim tornar-se na pessoa que sabe que pode ser.
Todos temos um potencial escondido. Algo que só conseguimos viver, depois de tomar consciência das mudanças necessárias e de avançar, sem medo, em direcção à vida dos nossos sonhos.

Todos temos um potencial escondido. Algo que só conseguimos viver, depois de tomar consciência das mudanças necessárias e de avançar, sem medo, em direcção à vida dos nossos sonhos.

Christiane Tsharf

 
07 Nov, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt