menu

O papel da gestão

Infelizmente, nem todas as implementações lean alcançam os resultados esperados. Quando procuramos identificar as causas-raiz do falhanço deparamos-nos com várias:
  • Falta de envolvimento e comprometimento das pessoas (incluindo a gestão de topo);
  • Impreparação da Empresa para adoptar a filosofia lean thinking;
  • Tempo insuficiente para a implementação;
  • Falta de meios e de recursos;
  • Outras causas.
 
A falta de comprometimento e envolvimento da gestão de topo pode ser eliminada se:
  • O seu papel na implementação for clarificado. A CLT como entidade consultora sabe quanto a implementação lean depende de uma activa e comprometida acção por parte da gestão. O envolvimento directo da gestão na implementação é importante, podendo esta assumir parte da formação dos recursos humanos da Empresa, liderar iniciativas de melhoria, entre outros exemplos;
  • Liderar o processo de mudança cultural e social na Empresa. Atenda-se, por exemplo, ao processo de melhoria apresentado na figura abaixo e na necessidade de definir a “target condition”;

 
  • As oportunidades para sair da crise forem evidentes. Muitas das empresas que iniciam a jornada lean têm um ponto motivador em comum: “a necessidade de responder à crise”. Uma situação de crise (seja ela interna ou externa) é um forte ímpeto para que a gestão de topo procure melhores formas de gerir o negócio. Tal como Taiichi Ohno dizia: “o elemento-chave no progresso da melhoria é deixar as pessoas sentirem a necessidade”;
  • Percebermos que lean é mais pessoas que ferramentas. Lean thinking não é uma colecção de métodos e ferramentas nem se resume à escolha da "ferramenta" adequada a cada situação. A jornada lean é um processo de transformação social e cultural, algo que requer tempo para que aconteça e exige acompanhamento. É a capacidade da gestão de topo em envolver as suas pessoas que determinará o sucesso desta jornada.

Embora não sendo o único aspecto decisivo no sucesso da jornada lean, o envolvimento e o comprometimento da gestão de topo é algo que tem de ser assumido desde o primeiro momento.

Este pequeno artigo procurou identificar os aspectos que contribuem para esse envolvimento e comprometimento e consequentemente para o sucesso da jornada lean na sua Empresa.

Em 10 anos de actividade da CLT e após termos formado mais de 600 lean senseis e ter realizado vários projectos de consultoria na indústria e serviços, concluímos que a gestão de topo deve estar presente em toda a jornada lean, não apenas como o "sponsor" mas líder da mudança.

Think lean, be agile.


João Paulo Pinto (https://www.linkedin.com/today/author/0_36zCMGZ-kbCITtJtIm8hVJ?trk=prof-sm)

 
13 Dez, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt