menu

O que significa a transformação lean?

Revisitar a “casa do TPS” ajudará a dar resposta a esta questão. Esta casa assenta em dois pilares: melhoria contínua (kai-zen) e respeito pelas pessoas. O primeiro é amplamente conhecido e o segundo, muitas vezes, não passa de um clichê.

A melhoria contínua deve ser parte da cultura empresarial, algo que todos assumem como um compromisso, em todas as áreas de actuação da empresa e da vida pessoal.

O respeito pelas pessoas é um compromisso ao nível da Empresa, algo que esta deve assumir desde o primeiro momento da jornada lean. Cada pessoa é única e deve ser tratada com respeito e ajudada pela gestão para alcançar os seus objectivos. A comunicação na Empresa deve assegurar que os objectivos e os planos são do conhecimento de todos.

Nem todos os gestores percebem que o pilar “respeito pelas pessoas” é a base de tudo: confiança, motivação, sentido de propriedade, melhoria contínua e resultados extraordinários.

A transformação lean na Empresa é um compromisso de longo-prazo que resultará na mudança cultural. Ou seja, na adopção de valores e práticas focalizadas na criação de valor para todos os stakeholders da Empresa. As ferramentas lean são importantes, mas se forem bem aplicadas, contudo não espere delas resulte a transformação.

Para verificar se a sua organização está envolvida na transformação lean, considere estas cinco questões (resposta do tipo “sim/não”):

1. Todas as pessoas na organização percebem que a filosofia lean é um compromisso de longo-prazo?

2. A organização possui um sistema lean management instalado que apoie e oriente as pessoas na jornada lean?

3. A organização desafia as suas pessoas a superarem-se, obtendo delas todo o seu potencial?

4. A gestão segue os princípios do trabalho padrão (standard work) em todas as áreas de actividade da organização?

5. A organização ouve a voz do seu cliente (VOC, voice of customer) e dos demais stakeholders?

Cada “não” dado como resposta mostra quanto longe está a sua Empresa da desejada transformação lean. Não estará a sua organização focalizada na aplicação da próxima ferramenta lean? Ou no próximo projecto (isolado) lean?

Os Lean Senseis que formamos através da PG Lean Management estão capacitados para liderar a transformação lean nas organizações. Sejam elas do sector público ou privado, industria ou serviços.

João Paulo Pinto
CEO CLT
09 Fev, 2017
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt