menu

Resistência

O que é mais resistente?

Um Vírus?

Uma Bactéria?

ou uma Ideia?

Esta questão é o ponto de partida para o módulo introdutório da PG Lean Management. O desafio que lanço aos novos formandos é que questionem as ideias pré-estabelecidas, que desafiem velhos paradigmas e preconceitos. É através dos paradigmas que fazemos a nossa interpretação da realidade e a forma como olhamos para o problema é, muitas vezes, o problema.

A imagem que usei como "capa" deste pequeno artigo mostra como estaremos desfocalizados do que é importante se não nos centrarmos no valor que criamos. Só o valor compensa o tempo, o esforço e o investimento que o Cliente faz com os nossos serviços ou produtos.

Uma boa parte dos modelos de gestão aplicados nas empresas (e ainda ensinados nas universidades) têm mais de 50 anos, foram desenvolvidos para dar respostas a problemas que não existem mais.

Pensar lean não é (apenas) aplicar ferramentas lean.

Pensar lean é questionar e procurar formas de fazer melhor, com menos recursos e em menos tempo. As ferramentas são apenas um meio e estão amplamente disponíveis na Internet e na literatura. As pessoas, essas, necessitam de ser desenvolvidas e apoiadas para que adoptem novos paradigmas de liderança e de gestão.

A PG Lean Management está estruturada em oito módulos e tem uma duração de 166 horas letivas (a realizar à sexta-feira das 18h30 às 22h30 e ao sábado das 9h00 às 13h00). Tem como público-alvo profissionais do sector dos serviços e da indústria, pessoas que pretendam melhorar o desempenho dos seus processos, focalizando-se na criação de valor para todas as partes interessadas. Para muitos formandos, esta PG representou um re-posicionamento da sua carreira e novas oportunidades de empregabilidade.


João Paulo Pinto (https://www.linkedin.com/today/author/0_36zCMGZ-kbCITtJtIm8hVJ?trk=prof-sm)
26 Fev, 2016
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt