FMEA (Failure Mode and Effects Analysis)
Próximas DatasApresentação
De acordo com a versão da AIAG/VDA de 2019.
Existem inúmeros exemplos de recalls de produtos resultantes de projetos e processos mal concebidos. Para evitar tais falhas a indústria viu-se obrigada a desenvolver um método robusto que prevenisse falhas de conceção o mais cedo possível. Este método é conhecido como FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) ou Análise de Efeitos e Modos de Falha. Desenvolvido na década de 1950’s, o FMEA foi um dos primeiros métodos estruturados de melhoria da fiabilidade. O grande propósito do FMEA é antecipar falhas durante a fase de projeto, identificando todos os potenciais de falha no processo de projeto ou de fabrico.Os modos de falha são as maneiras pelas quais um produto ou processo pode falhar. Efeitos são as maneiras pelas quais essas falhas podem levar a desperdícios, defeitos ou resultados prejudiciais para o cliente. O modo de falha e a análise de efeitos são projetados para identificar, priorizar e limitar esses modos de falha.
FMEA não é um substituto para um bom projeto de engenharia. Em vez disso, melhora a engenharia aplicando o conhecimento e a experiência de uma equipa multifuncional para rever o progresso de conceção de um produto ou processo, avaliando o seu potencial de falha.
Existem duas grandes categorias de FMEA, Design FMEA (DFMEA) e Process FMEA (PFMEA). O DFMEA explora as possibilidades de mau funcionamento do produto, redução do seu ciclo de vida, segurança e cumprimento de requisitos legais. O processo FMEA propõe-se a descobrir falhas que têm impacto na qualidade do produto, na fiabilidade do processo de fabrico, na insatisfação do cliente e no cumprimento de normas de segurança e do ambiente.
Objetivos
Capacitar os formandos para:
- Conhecer a metodologia e regras práticas para a realização e actualização dos estudos D ou P-FMEA (Design ou Processo), de acordo com o Manual FMEA, (AIAG/VDA de 2019);
- Realizar/atualizar estudos D ou P-FMEA.
Destinatários
Profissionais ligados à Indústria Automóvel, responsáveis pelo Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos, Qualidade e Engenharia de Produtos e Processos.
Módulos
Programa de formação FMEA (16 horas de formação)
Introdução à metodologia FMEA
A criação de valor através do FMEA
A nova versão do método FMEA (AIAG/VDA)
Os sete passos do novo método FMEA
Design FMEA
Aplicação prática a um processo
Process FMEA:
Aplicação prática a um processo
Tabelas e templates FMEA
Introdução à metodologia FMEA
A criação de valor através do FMEA
A nova versão do método FMEA (AIAG/VDA)
Os sete passos do novo método FMEA
Design FMEA
Aplicação prática a um processo
Process FMEA:
Aplicação prática a um processo
Tabelas e templates FMEA
Coordenação Científica e Docentes

Sérgio Reis, Engº
Licenciatura em Engenharia Mecânica, na Universidade de Coimbra, Mestrado em engenharia Mecanica com especialização em Energia e Ambiente, Six Sigma Black Belt pelo IPL (Portugal), Master Black Belt pela TQMI (India). Com 20 anos de experiência como Operations Manager e desde 2019 Associate Diretor Global Business Process Improvement no Grupo Ansell. Neste âmbito, desempenha as funções de responsável global pelas liderança de estratégias de Melhoria Continua Lean e Six Sigma, desenvolvimento do SPC em todas as fábricas a nível mundial e engenharia de Processo focada no desenvolvimento tecnológico dos processos produtivos.Visitas
Nap aplicável.
Avaliação e Projeto Final
Não aplicável.
Modalidades (Presencial, E-learning, B-learning)
E-learning (Plataforma aulas online Webex)
Nº de horas: 16 horas Horário 1: 16h-18h | Horário 2: 18h30-20h30
Data de início: 0000-00-00
Horário: Horário: 18h30-20h30
Data de início: 0000-00-00
Horário: Horário: 18h30-20h30
Preço e Modalidades de Pagamento
E-learning (Plataforma aulas online Webex)
Total: 200,00
Matrícula:
Propina:
Forma de pagamento:
Inscrição:Matrícula:
Propina:
Certificado
Certificado de Formação Profissional (Sigo).
E-learning
A agendar em maioPlataforma aulas online Webex16 horas E-learning
Não existem ficheiros disponíveis.