menu

A Filosofia Lean em Ambiente Escolar

Um exemplo prático de implementação
Autor: Nuno Miguel Canto Palma Edição / reimpressão: 2020 Páginas: 163 Editor: Euedito
ISBN: Coleção: Comunidade Lean Thinking PVP: 11,00€, nota: portes de envio 1,50€ para Portugal continental (portes não incluidos)

Sinopse

Este livro está estruturado em quatro partes, com o respetivo conteúdo apresentado a seguir:

Parte 1 – Introdução:
Apresenta os temas abordados, a caracterização e contexto do problema, os objetivos da implementação, metodologias utilizadas no desenvolvimento do trabalho e respetiva estrutura final.

Parte 2 – Enquadramento teórico
Numa primeira fase, apresenta a introdução ao pensamento Lean, aborda a filosofia Lean e apresenta as gerações e os princípios do Lean Thinking. É exposta a criação de valor e o desperdício, os pilares de uma implementação Lean e as ferramentas Lean.  Apresenta-se um enquadramento do Lean nos serviços, no setor público e uma breve revisão bibliográfica da implementação Lean em ambiente escolar e no setor social. Aborda-se também, de forma resumida o Voluntariado Lean do Grupo EDP.
Numa segunda fase, revela os aspetos relacionados com a importância das pessoas numa organização, abordando as boas práticas de liderança Lean e as características de um bom Lean Sensei. Realça o Lean Coaching e as ferramentas de Coaching no desenvolvimento pessoal e profissional, com vista à promoção da mudança.

Parte 3 – Implementação global dos projetos:
Após uma contextualização acerca do estado do conhecimento atual sobre as temáticas apresentadas acima, a terceira parte apresenta a metodologia dos projetos, evidenciando as organizações e intervenientes promotores do projeto, os instrumentos de recolha dos dados e os procedimentos utilizados na análise dos mesmos. É exposto o Road Map do projeto e evidencia-se as fases dos projetos em cada uma das organizações escolares e a elaboração e implementação da Roda Vida.

Parte 4 – Conclusões e perspetivas de trabalhos futuros:
Apresenta as conclusões alcançadas com este projeto, as limitações do projeto e as recomendações para futuros trabalhos.

Por fim, encontra-se a bibliografia consultada durante o desenvolvimento deste projeto.
Adquirir Publicação
Política de Privacidade
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt