menu

Recursos

Novidades da CLT

A Roda da Vida - A importância de viver a vida como um todo

A Roda da Vida é uma ferramenta muito simples na sua aplicação  …

O Espaço Obeya e o Quadro Kamishibai

Compreenda definitivamente o que são e a sua relação. …

Tendências na Gestão da Cadeia de Fornecimento

Costumo dizer aos meus Alunos e Formandos que a cadeia de fornecimento é das áreas de atividade empresarial com maior potencial de criação de valor. É lá, na…

Estratégias para a redução de Stocks

Os stocks representam uma importante parte do custo das empresas, em especial para as empresas industriais. Estas empresas comprometem grandes quantias de dinheiro em stocks de matérias-primas,…

Muda de paradigma!

Num artigo recente abordei a definição de "problema" de acordo com a Toyota. Problema é entendido como um desvio entre o desempenho actual e o padrão. O…

SHISA KANKO

Acho que descobri a cura para uma das minhas falhas de software. Com muita frequência quando saio de casa ou estaciono o carro tenho de voltar atrás para verificar se fechei a porta…

À conversa com... António Paraíso

Além de um brilhante consultor e speaker, o Dr. António Paraíso é também formador do MBA em Logística e Supply Chain Management. …

O que é um problema?

Para a Toyota Motor Corporation problema é definido como um desvio (gap) entre a situação actual e a situação ideal (ou pretendida), tal…

Agilidade Lean

Quando a Comunidade Lean Thinking deu os primeiros passos (2006) tínhamos como slogan “lean today, win tomorrow”, anos mais tarde e após alguns sucessos e fracassos…

Melhoria em modo "criança"

Como (aprendiz de) Lean Sensei que sou costumo dizer que as crianças estão melhor preparadas para resolver problemas que os adultos pois estão libertas de paradigmas…

Candidaturas Qualificação PME - Compete 2020

Estão abertas as candidaturas aos Sistemas de Incentivos à Inovação, Qualificação e Internacionalização das PME, no âmbito do Compete 2020…

A ilusão do Multitasking

O multitasking está tão presente no nosso dia-a-dia que já nem nos damos conta dos danos que causa (é mais uma entre tanta coisa ao mesmo tempo). Pior que isso,…

DESENVOLVER PORTUGAL: UMA META, 7 FATORES CRíTICOS SUCESSO !! Uma análise simples, aplicando a Teoria das Restrições (ToC)

Vamos então recapitular tudo outra vez…no seguimento da parte II (ver post Portugal Já tem uma META! E Agora?) Portugal é analisado como um sistema complexo, e…

WCO - Operações de Classe Mundial

A propósito da 4ª edição do MBA em Gestão de Operações procuro neste artigo dar resposta a duas questões que normalmente refiro nas minhas…

PORTUGAL JÁ TEM UMA META ! E AGORA ?? Uma análise aplicando a Teoria das Restrições, parte II

No post anterior (se não leu, consulte agora para não perder o contexto) ficou sugerida ou melhor definida a META para Portugal, seguindo a lógica da Teoria das…

Qual o FOCO de PORTUGAL? Uma análise aplicando a Teoria das Restrições.

Quem é que hoje em dia não ouviu falar em fazer bem à primeira vez? Esta foi uma lição que aprendemos com os gurus da Qualidade, Juran e Deming, os que mudaram…

Quem é Tim Woods?

"Timóteo Madeira (aka, Tim Woods) sonhava ser uma estrela de cinema tal como Clint Estwood  …

TPM

A TPM (total productive maintenance, ou manutenção produtiva total) foi, sem grandes dúvidas, o berço de muitas ferramentas e métodos de melhoria contínua. O…

O que é a Teoria das Restrições (ToC)

A Teoria das Restrições (Theory of constraints) é uma abordagem de gestão construída por Eliyahu Goldratt, físico, que desde cedo se debruçou sobre as…

O modelo SCOR

Apresentação do modelo …

Tempo para pensar

No seguimento do anterior artigo, neste abordo uma questão que a todos diz respeito. Começo por colocar três questões: …

O que significa a transformação lean?

Revisitar a “casa do TPS” ajudará a dar resposta a esta questão. Esta casa assenta em dois pilares: melhoria contínua (kai-zen) e respeito pelas pessoas. O primeiro…

A CURIOSIDADE MATA O MUDA

Não, o gato não se chama Muda! Chama-se Stevens. …

FOCALIZAÇÃO LEAN

Corrijam-me se estiver errado. A maioria dos projectos lean resultam em iniciativas isoladas de eliminação de desperdícios (que alguns chamam de “eventos kaizen”). O…

Formar a Cultura Lean

Ninguém nasce ensinado, nem mesmo CR7 nasceu craque, nem eu nasci a falar inglês ou português. Todos precisamos de aprender e treinar, treinar e treinar até…

Viver com a incerteza

Viver com a incerteza não é uma escolha voluntária, é uma imposição dos tempos modernos. A incerteza está a apoderar-se de todas as áreas da…

O papel da gestão

Infelizmente, nem todas as implementações lean alcançam os resultados esperados. Quando procuramos identificar as causas-raiz do falhanço deparamos-nos com…

Mudança interior: o primeiro passo

Quando a amargura e as frustração começam a tomar conta da nossa vida e nada parece preencher o vazio, ou quando sentimos que fazemos mais o que devemos do que…

ISO 18404 - O referencial Lean Six Sigma

A ISO 18404 foi apresentada no final de 2015 e propõe-se resolver um problema comum nas Organizações que implementam Lean Six Sigma (LSS): a capacidade de avaliar a…

Makigami - o mapeamento de serviços

Makigami é um termo em Japonês que significa literalmente “papel de embrulho”. No domínio da filosofia lean thinking é uma ferramenta de visual usada para mapear…

Keep Calm and Sustain Excellence

Tão ou mais importante que realizar projectos de melhoria contínua é ser capaz de suster os ganhos obtidos pela mesma. Lamentavelmente, a maioria das organizações…

Reuniões Lean

Se as suas reuniões são um calvário, não só pelo tempo que demoram como pela abordagem de temas entediantes, está na hora de cancelar a próxima e…

Ciclos de melhoria

A melhoria contínua, tal como o nome indica, é contínua, não é uma actividade intermitente ou esporádica. É contínua, faz-se todos os dias, faz…

Ser Lean Sensei

A minha actividade de docente começou em Outubro de 1993, o Tiago tinha acabado de nascer e eu era ainda um miúdo. Na sala de profs daquela Universidade um colega meu mais experiente…

Project Management: Scrum or Waterfall?

Agile methodologies require a change in mindset from traditional methods. While Waterfall methods focus on scope and use it to determine the costs and schedule, Agile frameworks focus on value…

Nemawashi - aprenda falando

Seguramente já ouviu a expressão “mais trabalho, menos conversa” ser aplicada com o propósito de alertar um colega, familiar ou amigo para o facto de que a…

Entrevista com Adelino Bernardo

Realizamos uma entrevista com Adelino Bernardo para para conversarmos sobre Gemba Walk. …

Yokoten - "Copia e Melhora"

O mundo da melhoria contínua está repleto de termos japoneses, pequenas palavras capazes de conter todo um “universo” de conteúdo cultural. Falo, por exemplo, de…

Cycle Time vs Takt Time

O cycle time (ou tempo de ciclo) e o takt time (ou tempo de ciclo variável com a procura) são conceitos amplamente usados no mundo empresarial, contudo muitas…

Lean - The Heroes Killer

A história da gestão empresarial ficou para sempre marcada pela intervenção do Norte Americano Frederick Taylor, conhecido globalmente como um dos percursores da…

The Sprint Burndown Chart (SBC)

SBC é um gráfico de acompanhamento usado na estrutura Scrum para acompanhamento das Sprints. Na estrutura Scrum, os projectos são divididos em sprints (ou…

Como Medir o Progresso das Iniciativas Lean

Uma das dificuldades que os profissionais dedicados à implementação e sustentabilidade das iniciativas Lean sentem, consiste na forma como podem (e…

Sempre a aprender

Um dos pilares do TPS (Toyota production system) é a melhoria contínua (muitas vezes referida como “kai-zen”, ou mudar para melhor). A melhoria contínua para acontecer…

O bom é inimigo do ótimo

O bom é inimigo do óptimo. Será esta uma das principais razões pelas quais muitas coisas "boas" não chegam nunca a tornar-se "óptimas"? …

JI KOTEI KANKETSU, fazer bem, com brio e orgulho

JKK é a designação Japonesa para um dos sistemas de suporte à qualidade na Toyota, um dos pilares do TPS (sistema de produção da Toyota). O termo…

Caminhos Lean: gestão por processos e aprender a pensar

Não fomos formatados para pensar. Desde cedo, somos ensinados a decorar, a cumprir, a executar e muito pouco a pensar. Fazemos porque nos dizem ou porque sempre foi feito assim. …

A agilidade da Produção Celular

Não, não iremos falar da produção de telefones “celulares” nas fábricas brasileiras, falaremos sim de um sistema de produção focado em…

Keep Calm and Create Value

Vivemos numa época em que a competitividade do tecido empresarial se expande de forma a deixar raros casos de fora. …

MIERUKA - Ver para resolver

No âmbito do sistema de produção da Toyota (TPS), o termo “mieruka” pode ser traduzido como “visibilidade" ou “tornar visível”. …

O restaurante da Tia Gertrudes

Uma das principais dificuldades sentidas nas organizações é a transição de micro para pequena ou média empresa. É no momento em que estrutura cresce…

A manutenção toca a todos

Quem possui um automóvel sabe que este necessita de efectuar a revisão em intervalos de tempo ou quilómetros definidos pelo fabricante, valores estes obtidos com o fim de…

Hábito de vencer

O que é ao certo um hábito? …

Armazéns, e se não é possível evitá-los?

Este tema, tal como a função manutenção é considerado o "mal necessário", o que justifica o tratamento condizente como fonte de custo apenas... …

Formação à distância – Será que é para mim?

As transformações do mercado de trabalho têm, cada vez mais, contribuído para uma maior importância da formação e atualização constante de…

Full Kitting - Lean SCM

Imagine that your company needs to satisfy customers that increasingly proofs your flexibility with highly customized (or unique) products (and services) and in short lead times. …

The Gemba Walk

Gemba é um dos muitos termos em Japonês que fazem parte do léxico Lean Thinking.  …

Princípios Lean Thinking aplicados à Manutenção

Tendo presente os princípios específicos da função manutenção, como o just in case, produção sem desperdício e a recolha e…

O Método Harada (Parte 2)

A APLICAÇÃO DO MÉTODO HARADA …

Liderar à distância

Não, não estou a falar de liderar a através do telefone ou por correio eletrónico, falo sim de liderar sem estar continuamente a colocar obstáculos ou a micro gerir…

A TPM

Consiste na manutenção do equipamento de produção com a participação de todos os colaboradores tendo em vista a excelência do sistema produtivo. …

Lean e o medo da mudança

Mudança, uma só palavra capaz de resumir toda a filosofia Lean. Porquê? Consegue melhorar algo sem introduzir alterações? Pois… …

Dá cá mais cinco!

Nos últimos anos, a prática da 5S tem sido comumente usada entre muitas organizações com o objetivo de aumentar a capacidade e a produtividade humana. …

Criatividade - o motor da melhoria contínua

O ponto de partida para este artigo é uma frase de Alberto Manguel "O que queremos saber é o que conseguimos imaginar, são os dois lados da mesma página…

Rotação de Stocks e outros Kpi's

Rotação dos stocks - mas é preciso rodar os stocks como se fossem garrafas de vinho espumante? …

Lean Valuebased Development Model

A CLT Consulting sabe que problemas diferentes merecem abordagens diferentes, assim e de forma a tornar a sua intervenção mais eficaz desenvolveu um modelo de implementação…

Gemba Walk

Finding value in everyday experiences …

Lean Maintenance

A aplicação do Lean Management à gestão da Manutenção requer um conhecimento prévio da atividade de Manutenção numa…

A terceira geração do Pensamento Lean

Com frequência deparo com definições simplistas do pensamento lean tais como: Lean é uma metodologia para eliminar os desperdícios.  …

Resistência

O que é mais resistente? …

Lean Office Management

Lean desenvolveu-se no seio industrial há várias décadas atrás. Desde então encontrou aplicação em vários sectores de atividade, da…

O que os olhos não vêem...

Quando uma organização inicia a sua jornada lean há uma questão crítica que se levanta, que é por onde começar? A escassez de tempo e de…

A Lei de Little (tornada simples)

A Lei de Little foi apresentada em 1961 por John DC Little num artigo publicado no jornal académico "Operations Research". Basicamente é um teorema sobre a…
2016 © CLT Services   |   Resolução de conflitos de consumo   |   Developed by Inovlancer 2016 © CLT Services
Resolução de conflitos de consumo
Developed by Inovlancer
DGERT
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt