O TRIZ (Teoria da Resolução Inventiva de Problemas) é uma metodologia sistemática, desenvolvida a partir da análise de milhões de patentes, que permite resolver contradições técnicas e físicas sem recorrer a compromissos ou a tentativa erro. Em vez de “mais um pouco de A à custa de B”, o TRIZ ensina a procurar soluções que eliminam a contradição na origem — muitas vezes fora do vocabulário técnico habitual da equipa.
Este curso pretende capacitar os seus participantes de conhecimento teórico-prático para usar as ferramentas centrais do método — os 39 parâmetros de engenharia, os 40 princípios inventivos, a matriz de contradições, a análise substância-campo e as leis de evolução dos sistemas — e a sua aplicação prática à resolução de problemas empresariais, com casos reais de produção, serviços e logística.
Na modalidade online, tem uma duração total de 16 horas. A componente assíncrona (14 horas) é disponibilizada na plataforma Moodle da CLT Services, onde o formando encontra a documentação, o manual de apoio, instruções, exercícios e leituras necessários. Após 2 semanas do início do curso é realizada uma sessão síncrona com o formador, com a duração aproximada de duas horas, na plataforma WebEx Training Centre, dedicada à resolução conjunta de casos práticos com a matriz de contradições e a análise substância-campo.
Na modalidade intraempresa, o curso decorre em regime presencial, nas instalações da empresa cliente, ao longo de 2 dias consecutivos (14 horas). O formando recebe o manual de apoio com todas as tabelas e equações do método. As sessões são dedicadas à resolução prática de casos reais da própria organização, aplicando a matriz de contradições e a análise substância-campo aos problemas técnicos concretos que a equipa traz para a sala.
Avaliação nas duas modalidades é feita através de teste de escolha múltipla, aplicado no final da acção.
Nesta modalidade intra-empresa, a formação é realizada nas instalações do cliente e adaptada aos problemas concretos da organização, permitindo à equipa aplicar de imediato as ferramentas do TRIZ aos seus próprios desafios técnicos
Este curso pretende capacitar os seus participantes de conhecimento teórico-prático para usar as ferramentas centrais do método — os 39 parâmetros de engenharia, os 40 princípios inventivos, a matriz de contradições, a análise substância-campo e as leis de evolução dos sistemas — e a sua aplicação prática à resolução de problemas empresariais, com casos reais de produção, serviços e logística.
Engenheiros e gestores de operações, qualidade, manutenção e desenvolvimento de produto; profissionais de Lean, Six Sigma e melhoria contínua; equipas de I&D; consultores e demais interessados na resolução estruturada e criativa de problemas técnicos e organizacionais.

Licenciatura em Engenharia de Manutenção Industrial, pelo IP da Guarda, Mestrado em Advanced Manufacturing Systems & Technology, pela Universidade de Liverpool (UK) e Doutoramento em Gestão de Operações, pela Universidade de Huddersfield (UK). Consultor e formador no domínio da Gestão de Operações, Lean Thinking e Supply Chain Management. Scrum Master Certified, Docente do Ensino Superior, investigador e autor das Públicações: “Estudo do Trabalho”, “Lean os Primeiros Passos“, “5S Manual“, “TPM Manual“, “Pensamento Lean“; “Manutenção Lean“, “Gestão de Operações” e “Scrum – A gestão Ágil de Projetos” (co-autor).
— Introdução ao TRIZ e níveis de inventividade
— Idealidade, RFI e tipos de contradição
— Os 39 parâmetros de engenharia
— Os 40 princípios inventivos
— A matriz de contradições
— Contradições físicas e princípios de separação
— Análise substância-campo
— Leis de evolução dos sistemas e ARIZ
— TRIZ aplicado a negócios e serviços
— Casos práticos e roteiro de implementação
Avaliação através de teste de escolha múltipla, aplicado no final da acção.
Duração: 16 horas (autoestudo, sessão online e avaliação)
Horário da sessão online única: das 20h30 às 22h30
Duração: 14 horas (2 dias de 7 horas)
Total: 150,00€ (formando)
Total: 1 950 € / turma (valor total, até 15 participantes)
Certificado de formação profissional imitido na plataforma Sigo.