O método 8D (Disciplinas) é uma metodologia estruturada para resolução de problemas, desenvolvida pela Ford Motor Company nos anos 80. Este processo sistemático é amplamente utilizado na indústria automóvel e em outros setores, para identificar, corrigir e eliminar problemas recorrentes.
É uma ferramenta poderosa, que quando bem implementada, pode trazer resultados significativos para a organização. O seu sucesso depende do comprometimento da equipa, da aplicação correta da metodologia e do suporte adequado da liderança.
A chave para o sucesso está na disciplina de seguir todas as etapas, documentar adequadamente e assegurar que as lições aprendidas sejam incorporadas aos processos da organização.
Promover a análise dos problemas, determinação das causas e ações eficazes para a sua correção e prevenção de forma ordenada, racional e disciplinada.
O porquê da metodologia 8D
Enquadramento das 8D nas Quality Core Tools
D1: Definir a Equipa de trabalho
D2: Descrever o problema
D3: Proteger o Cliente
D4: Identificar as causas-raiz
D5: Definir as ações corretivas
D6: Validar as acções correctivas
D7: Implementar medidas preventivas / Prevenir a recorrência / Planeamento
D8: Reconhecimento da equipa
Trabalho prático – aplicação a um caso apresentado pela Empresa
Apresentação de resultados
Gestores intermédios e chefes de equipa.
Presencial / Intraempresa
Duração: à medida da empresa
Presencial / Intraempresa
Sob proposta à medida
Licenciatura em Engenharia de Manutenção Industrial, pelo IP da Guarda, Mestrado em Advanced Manufacturing Systems & Technology, pela Universidade de Liverpool (UK) e Doutoramento em Gestão de Operações, pela Universidade de Huddersfield (UK). Consultor e formador no domínio da Gestão de Operações, Lean Thinking e Supply Chain Management. Scrum Master Certified, Docente do Ensino Superior, investigador e autor das Públicações: “Estudo do Trabalho”, “Lean os Primeiros Passos“, “5S Manual“, “TPM Manual“, “Pensamento Lean“; “Manutenção Lean“, “Gestão de Operações” e “Scrum – A gestão Ágil de Projetos” (co-autor).