Há quem diga que o tempo não se gere, que o tempo apenas passa. O que se gere é a energia. Tendo como ponto de partida esta perspetiva sobre o tempo e como base teórica os princípios Lean, surge o conceito “Lean Time Management“.

A Gestão do Tempo – uma das preocupações mais globais e comuns a indivíduos e empresas – desde sempre foi um tema tratado pela sociedade. No livro “Sobre a Brevidade da Vida”, do filósofo romano Séneca (4 a.C. – 65 d.C.), já o Tempo era tema principal. Desde então, seja em formações, workshops, livros, artigos, a Gestão do Tempo tem sido frequentemente base de trabalho e reflexão.

A filosofia de liderança e gestão Lean Thinking – Pensamento Magro – tem, como princípios norteadores, a eliminação de desperdícios e a criação de valor e agilidade. Estes princípios vão ao encontro das necessidades de empresas, indivíduos, sociedade, ambiente.

O curso Lean Time Management pretende cruzar o desafio da Gestão do Tempo com os princípios da filosofia Lean, procurando uma abordagem que potencie a reflexão sobre as práticas atuais e a (re)definição de abordagens e estratégias.

A estrutura curricular do curso Lean Time Management pretende desafiar os participantes ao longo de vinte e um dias, no decorrer das sete unidades curriculares, da teoria à prática, da reflexão à ação.

Coordenação Cientifica, Prof. Doutora Christiane Tscharf.

  • Conhecer e compreender a perspetiva individual acerca do tempo e da sua gestão;
  • Refletir sobre a importância de eliminar desperdício e criar valor e potenciar a agilização da ação orientada a resultados;
  • Aplicar metodologias e ferramentas Lean aplicadas à Gestão do Tempo.

  • Gestores e líderes de equipas;
  • Profissionais de todas as áreas funcionais;
  • Estudantes e recém-licenciados do ensino superior;
  • Profissionais em situação de procura de emprego;
  • Todos os interessados em viver melhor cada segundo.

M1. O Meu Tempo

  1. Diagnóstico: atitude em relação ao tempo
  2. Muito ocupado: preenchido e satisfeito ou stressado e desgraçado?
  3. Pombas e Falcões
  4. Esforço ou Resignação
  5. Prática diária: Poupar Tempo

M2. Procrastinação

  1. A arte de bem adiar
  2. Os custos da procrastinação
  3. As crenças: hábitos de pensamento
  4. Estratégia “5 minutos”
  5. Prática diária: Crença rígida vs Crença flexível

M3. Decidir

  1. A Roda da Vida
  2. A Roda do Tempo
  3. Equilíbrio de esforços
  4. O gráfico ideal
  5. Prática diária: Prazer, desafio e significado

M4. Planear

  1. O nosso objetivo
  2. Lei de Parkinson
  3. Veja o percurso
  4. Listas de afazeres
  5. Prática diária: Do planeamento mental à prática do planeamento

M5. Concentração

  1. Cotovias, corujas e colibris
  2. Inspiração concentrada
  3. O seu próprio inimigo
  4. Tempos mortos
  5. Prática diária: Caixa mágica

M6. Interrupções

  1. O “homem de Porlock”
  2. Dizer “não”
  3. Delegar
  4. Piloto automático
  5. Prática diária: Pausas conscientes

M7. Tempo Lean

  1. Genba Walks
  2. Reuniões ágeis
  3. Mapas mentais
  4. 5W2H
  5. Prática diária: Quadro Kanban

ADELINO BERNARDO, DR.
ADELINO BERNARDO, DR.

Licenciatura em Gestão, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Pós-graduação Lean Management, na CLT Services. Consultor e Formador em Lean Management. Lean Sensei com mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais.

ALEXANDRA SOUSA, DRª.
ALEXANDRA SOUSA, DRª.

Licenciada em Contabilidade e Gestão e Pós graduada em Lean Management, com certificação Six Sigma Green Belt. Formadora Lean Services e Lean Accounting. Sólida experiência em Controlo de Gestão, nomeadamente custeio industrial, projetos de investimento, reportes de gestão e gestão financeira. Experiência de trabalho nos setores têxtil, vestuário, perfumaria e serviços.

CARLOS NEVES, DR.
CARLOS NEVES, DR.

Licenciatura em Marketing, no Instituto Politécnico de Viseu, Pós-graduação Lean Management, pela Johnson Controls Institute (Alemanha), Pós-graduação Six Sigma, pela Johnson Controls Institute (Portugal), Certificação Six Sigma Black Belt pela Johnson Controls. Coordenador Cientifico da Especialização em Six Sigma Black Belt da CLT. Consultor e formador com mais de 20 anos de experiência em melhoria de processos de gestão em Cadeias de Fornecimento.

As pesquisas mostram que 21 dias é o tempo que demoramos a criar um novo hábito. Este curso está desenhado de forma a que, neste período de tempo, possa alterar os seus hábitos de Gestão do Tempo, eliminando desperdícios e criando mais valor com os seus 86400 segundos diários.

Ao longo de sete unidades curriculares, poderá refletir sobre a forma como gere o seu tempo e perceber o que gostaria de ver melhorado. As unidades curriculares abordam os tópicos fundamentais na gestão do tempo.

Indo ao encontro do preconizado pela filosofia Lean, iniciar-se-á por uma fase de diagnóstico, de forma a conhecer e perceber qual a sua forma pessoal de gestão do tempo. Os exercícios sugeridos estão pensados para os poder integrar no dia-a-dia, no decorrer dos 21 dias.

(Se, após ler isto, achar que não vai ter tempo para fazer o curso, então é porque poderá ser exatamente a altura certa para o fazer!)

Online (Plataforma de aulas online Webex)
Duração: 16 horas (5 horas aulas tutoriais e 11 horas de autoestudo)
Horário: 19h00 às 20h00

Online (Plataforma de aulas online Webex)

Total: 130,00€

FORMA DE PAGAMENTO:

Este valor deverá ser pago na totalidade, até uma semana antes do início da formação, por transferência bancária.

“Considero que a Formação de “Lean Time Management” está bem estruturada e de muito fácil compreensão, com temáticas e conteúdos bastante interessantes. A função que desempenho, devido às inúmeras solicitações dos mais diversos Stakeholders (internos e/ou externos), requer cada vez mais uma maior e melhor gestão do tempo. Foi com esta premissa que decidi fazer tudo para reaprender a gerir melhor o «MEU TEMPO». Como a «PROCRASTINAÇÃO» tinha que ficar fora de questão, nem que fosse apenas desta vez, «DECIDIR» inscrever-me na formação foi o passo lógico a tomar. Após a inscrição feita, foi muito natural, «PLANEAR» o acompanhamento das aulas, e com boas doses de «CONCENTRAÇÃO», as tarefas diárias foram sendo feitas a bom ritmo. Como não houve tempo para «INTERRUPÇÕES», nem me fui apercebendo que já estava na reta final da formação e que o tempo tinha passado a correr. Agora sentia-me cada vez mais forte, mais capaz e melhor gestor do tempo. No final desta jornada, o tempo já não é apenas tempo. Agora é: «TEMPO LEAN». Esta formação surgiu assim como uma “lufada de ar fresco”.
No que se refere às temáticas gostei particularmente do Módulo 5 – Concentração (fiquei a saber que sou uma Coruja; e mais não digo!) e Módulo 6 – Interrupções (com especial enfoque neste último, porque julgo ser aquele onde precisava de mais ajuda). No meu trabalho era e ainda continuo (mas felizmente cada vez menos) a sofrer das mais diversas interrupções e como tal revi-me na íntegra nos exemplos apresentados na formação. Foi de tal forma curioso que a certa altura julguei que estavam a falar de mim…
Por outro lado, confesso também que custou um pouco, mas reaprendi a dizer “não”. Não é fácil, mas já noto resultados positivos imediatos, até porque alguns colegas de trabalho já se vão apercebendo disso e tendencialmente já se vão adaptando à minha “nova forma de trabalhar/organizar”.
Para finalizar e citando uma frase do curso: “… se achar que não vai ter tempo para fazer o curso, então é porque poderá ser exatamente a altura certa para o fazer!”. Para mim foi!
Sérgio Silva, Dr.
Planeamento e Controlo de Gestão AdRA – Águas da Região de Aveiro
Prémio “Melhor Aluno”- 1ª edição
“O ser humano é uma criatura de hábitos. A mudança desses hábitos pode, por vezes, incluir sofrimento e, como tal, levantar resistências. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento de que existe espaço para a melhoria. O reconhecimento intrínseco de que tinha esse espaço conduziu-me ao curso Lean Time Management. Se na realidade a mudança é algo que assenta em vários pilares, esta formação tornou-se para mim num desses pilares. Os exemplos dados e os exercícios propostos, baseados muitas vezes em sensos comuns, tornam o seu entendimento e realização simples e ao alcance de qualquer um. A formação permitiu-me retomar hábitos antigos mas esquecidos, reconhecendo o seu valor atual, mas, acima de tudo, solidificou a minha crença de que a mudança só depende exclusivamente de cada um de nós.”
Fernando Martins
Sistema de Excelência Gonvarri Portugal “Less is the new more”
“O curso Lean Time Management ajudou-me muito a criar métodos mais racionais para uso do meu tempo. Priorização, ordenação e os aspectos psicológicos foram abordados numa linguagem simples e direta. Recomendo a todos que sentem que estão fazendo muito e gerando pouco resultado. O curso aborda ferramentas e técnicas de uso prático e espontâneo no dia-a-dia, permitindo-nos replicá-las a outras pessoas, agregando mais valor e qualidade em nossas vidas.”
Marcelo Chinalia
Gestor de Projectos JMX Tecnologia
“Não tendo qualquer formação anterior em Lean, esta formação serviu como introdução e como base para explorar esta filosofia. Permitiu fazer uma introspecção sobre a maneira de como tiro proveito do tempo disponível, quer a nível profissional quer pessoal, implementando pequenas “grandes” mudanças que me ajudam a gerir melhor os meus esforços. Foi uma experiência da qual estou a tirar proveitos, partilhando, inclusive, alguns conceitos com quem me rodeia. Acredito que foi a melhor maneira de entrar na filosofia Lean. Os conteúdos são interessantes, a compreensão é fácil e a plataforma é simples.”
Rodolfo Silva
Lic. em Eng.ª do Ambiente Mestre em Eng.ª da Energia e do Ambiente
Responsável Comercial e de Marketing IHT, Lda 

Os elementos de avaliação de todas as unidades curriculares (UC) terão que ser enviados até 45 dias após o início do curso.

Poderão ser emitidos dois tipos de certificado:

  • Certificado de Formação Profissional aos alunos que tiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares (nota de cada UC igual ou superior a 10 valores, numa escala de 0-20)
  • Certificado de Participação aos alunos que não se submeterem a avaliação ou que não obtenham aproveitamento em todas unidades curriculares do curso.
Partilhe esta ação de formação:
Datas disponíveis

Online, 17ª edição

  • 17, 19, 26 Junho, 01, 03 de Julho
  • Plataforma aulas online Webex
  • 16 horas (5 horas aulas tutoriais e 11 horas de autoestudo
Ficheiro(s):
Partilhe esta ação de formação: