Hoshin Kanri – Método para desdobrar a Estratégia Empresarial (online) Cursos de Curta Duração Próximas Datas

O Hoshin Kanri é uma metodologia de gestão estratégica de origem japonesa que permite alinhar os objetivos estratégicos da organização com as atividades do dia-a-dia a todos os níveis hierárquicos. Através de um processo estruturado de negociação e desdobramento de objetivos conhecido como catchball garante-se que a visão estratégica da liderança se traduz em metas e planos de ação concretos em toda a organização.

Com base na Matriz X e nos indicadores de desempenho associados, o Hoshin Kanri permite monitorizar o progresso, promover revisões periódicas e assegurar o alinhamento entre a estratégia e a execução operacional.

Este workshop visa dotar os participantes com conhecimentos e competências práticas no domínio do Hoshin Kanri, abordando a componente conceptual e os instrumentos de aplicação nas organizações.

O workshop decorre na modalidade online. A componente assíncrona (sem a presença do formador) é disponibilizada na plataforma Moodle da CLT Services. Nesta, o formando encontra toda a documentação, instruções para trabalhos, exercícios e leituras necessários para completar o workshop.

Após duas semanas do início do workshop é realizada uma sessão síncrona (com formador) com a duração de aproximadamente duas horas, em horário pós-laboral, na plataforma WebEx Training Centre da CLT Services.

Os elementos de avaliação deverão ser entregues até três semanas após o início do workshop.

Este workshop visa dotar os participantes com conhecimentos e competências práticas no domínio do Hoshin Kanri, abordando a componente conceptual e os instrumentos de aplicação nas organizações

Gestores de topo, diretores, gestores intermédios e responsáveis de departamento que pretendam implementar ou aprofundar conhecimentos sobre planeamento estratégico e desdobramento de objetivos nas suas organizações, integrando esta metodologia com outras ferramentas de gestão Lean e de melhoria contínua.

  • Introdução ao Hoshin Kanri e à gestão por políticas (MBO vs Hoshin)
  • O ciclo PDCA e o seu papel no Hoshin Kanri
  • Visão, missão e objetivos estratégicos
  • O processo de catchball
  • A Matriz X (X-Matrix)
  • Indicadores e revisões periódicas (KPIs e reviews)

Integração com outras ferramentas Lean

Sim, a entregar no prazo estabelecido com o formador.

Online (Plataforma Aulas online Webex)

Duração: 20 horas
Horário da sessão online única: das 20h30 às 22h30

Modalidade online (Plataforma de aulas online Webex)

Total: 65,00€

FORMA DE PAGAMENTO:

Este valor deverá ser pago na totalidade, até uma semana antes do início da formação, por transferência bancária.

JOÃO PAULO PINTO, PROF. DOUTOR
JOÃO PAULO PINTO, PROF. DOUTOR

Licenciatura em Engenharia de Manutenção Industrial, pelo IP da Guarda, Mestrado em Advanced Manufacturing Systems & Technology, pela Universidade de Liverpool (UK) e Doutoramento em Gestão de Operações, pela Universidade de Huddersfield (UK). Consultor e formador no domínio da Gestão de Operações, Lean Thinking e Supply Chain Management. Scrum Master Certified, Docente do Ensino Superior, investigador e autor das Públicações: “Estudo do Trabalho”“Lean os Primeiros Passos“, “5S Manual“, “TPM Manual“, “Pensamento Lean“; “Manutenção Lean“, “Gestão de Operações” e “Scrum – A gestão Ágil de Projetos” (co-autor).

Certificado de formação profissional imitido na plataforma Sigo.

Partilhe esta ação de formação:

Online, 1ª edição

  • inicio a 6 de outubro e sessão síncrona a 20 de outubro
  • Plataforma aulas online Webex
  • 20 horas (autoestudo, sessão e avaliação)
Partilhe esta ação de formação: